Práticas e Desafios da Educação Inclusiva
Objetivo
O Projeto "Práticas e Desafios da Educação Inclusiva" criou produtos para fortalecer o processo de inclusão na Educação: o “Guia do Educador Inclusivo” e o jogo “#TurmadaInclusão”, utilizando metodologia participativa.
Estrutura do Projeto
Como a Metodologia foi criada
A participação foi o eixo central da metodologia, desde o início do Projeto: os temas dos capítulos foram levantados em rodas de conversa, feitas em escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com a participação das equipes escolares, mães e pais de alunos com e sem deficiência e com o apoio da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.
Regiane Silva pesquisou e escreveu o texto básico de cada capítulo; Marta Gil fez a redação final.
Cada capítulo foi discutido por especialistas em Educação Inclusiva, que deram sugestões sobre o conteúdo.
O conteúdo identificado nas rodas de conversa também foi utilizado no jogo #TurmadaInclusão": as cartas trazem as inquietações e dúvidas de educadores e familiares e apontam para alternativas e novas estratégias.
“Guia do Educador Inclusivo”
Este Guia foi elaborado de forma participativa, desde o seu início: os temas dos capítulos foram levantados em rodas de conversa, feitas em escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com a participação das equipes escolares, mães e pais de alunos com e sem deficiência e com o apoio da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.
Regiane Silva pesquisou e escreveu o texto básico de cada capítulo; Marta Gil fez a redação final.
Cada capítulo foi discutido por especialistas em Educação Inclusiva, que deram sugestões sobre o conteúdo.
O texto final foi publicado no espaço do Amankay, construído especialmente para o Guia, com recursos de acessibilidade digital: http://www.amankay.org.br/educadorinclusivo/
O Guia está disponível para download gratuito.
Jogo "#TurmadaInclusão"
Objetivo
Abordar o tema da Educação Inclusiva, discutindo os assuntos identificados nas rodas de conversa, de forma lúdica.
Pode ser jogado por educadores e familiares de alunos, com e sem deficiência.
Ele é composto por um tabuleiro e um conjunto de 30 cartas.