Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas

O Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas é uma organização da sociedade civil (OSC), de direito privado, sem fins lucrativos, com finalidade pública, apartidária, democrática, pluralista, de caráter educativo, cultural, orientada para a Inclusão e a promoção da Sustentabilidade, Equidade e respeito à Diversidade.

Foi fundado em 1989, na cidade de São Paulo.

O que quer dizer “amankay”?

“Amankay” é uma palavra do idioma quíchua, falado pelos incas e pelos habitantes da América do Sul, dos Andes até a Patagônia, principalmente no Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

O amankay é uma flor nativa e muito abundante nessa região. Ela é a favorita de Pachamac, o deus da Vida; se alguém pisar nela, imediatamente ouve-se um trovão. É a voz de Pachamac, protestando contra os maus tratos.

Essa lenda representa o nosso propósito: fazer ouvir nossa voz, forte e decidida, em defesa dos direitos daqueles que são vulneráveis.

Foco institucional

Consultorias, projetos, livros, vídeosprodução e disseminação de materiais que promovam a inclusão social e a qualidade de vida de segmentos sociais vulneráveis (preferencialmente Pessoas com Deficiência), fortalecendo o exercício de Direitos e da Cidadania.

Inclusão de Pessoas com Deficiência: focos temáticos

Educação e Trabalho são os principais focos temáticos do Amankay.

© 2023 Amankay - Guia do Educador Inclusivo. Todos os direitos reservados.
amankay@amankay.org.br